São, no total, 14 mil embalagens de tabaco. Revestem um Volskswagen Carocha que é, provavelmente, único no Mundo. Mas não se julgue que a ousadia retirou utilidade à máquina. O carro anda.
Um Volkswagen Carocha feito a partir de maços de tabaco é a última invenção de Fernando Pardal. O automóvel é formado por quase 14 mil embalagens e demorou cerca de 300 horas a ser feito.
"Fumar prejudica gravemente a saúde", dizem alguns dos maços de tabaco. Colar 13.683 caixas de cigarros não tem efeitos tão danosos, mas também causa as suas mazelas. Que o diga Fernando Pardal, o responsável pela obra, exibindo os calos que lhe marcam as mãos.
Mas as dores no corpo, as queimaduras por causa da cola quente - foram usados 20 quilos - e as muitas horas de sono perdidas não conseguem superar o orgulho que sente perante a sua obra.
O Carocha, que pesa entre 250 e 300 quilos, tem chassis e motor normais, estando apto a andar. Já a carroçaria é totalmente constituída por maços de cigarro vazios ou cheios com serradura, para dar mais estabilidade ao carro. Tudo sem recorrer a qualquer tipo de suporte metálico.
Por julgarem que se trata de um veículo único no Mundo, Fernando Pardal - ou "Professor Pardal", como lhe chamam os amigos, devido às suas recorrentes invenções" - e a mulher, Cristina, pretendem registá-lo no Guinness, estando à espera de uma resposta por parte da organização do livro dos recordes.
A montagem da carroçaria foi um trabalho maioritariamente solitário, mas foram muitos os amigos que, ao longo de um ano, lhe trouxeram maços de tabaco de todo o lado. Por entre os cerca de 15 mil pacotes, houve surpresas. "Alguns ainda traziam cigarros. Outros, que me trouxeram no Hospital de Santa Maria, estavam cheios de comprimidos. E dentro de um dos maços vinham cinco euros", conta Fernando Pardal.
Apesar de ter reparado o primeiro motor aos 14 anos, "só" há 20 é que o "Professor Pardal" se dedica por inteiro aos "carochas". Antes disso, ainda foi mecânico de competição. Cristina Pardal lembra-se de o ver em ralis e provas de velocidade, bem vestido e de mãos nos bolsos, contrastando com os restantes mecânicos de fato-macaco sujo.
Entre as suas criações está uma limusina de seis rodas que o "Professor Pardal" construiu para o casamento. Hoje, aos 48 anos, é o responsável pelo FPardal VW Ar Club, em Camarate (Loures), uma oficina dedicada exclusivamente aos Volkswagen e derivados.
Fonte: Jornal de Notícias