Mundo dos jogos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Mundo dos jogos. O teu mundo.
 
Iníciodownloads.ptÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Barcos põem em Portugal droga destinada à Europa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Aninhas

Aninhas


Número de Mensagens : 1629
Idade : 36
Localização : Porto
Data de inscrição : 21/06/2008

Barcos põem em Portugal droga destinada à Europa Empty
MensagemAssunto: Barcos põem em Portugal droga destinada à Europa   Barcos põem em Portugal droga destinada à Europa Icon_minitime1Sex Nov 07, 2008 12:14 am

A cocaína é a terceira droga mais consumida na Europa, a seguir à cannabis e às anfetaminas, mas o seu uso tem vindo a assumir maior importância. E a sua entrada na UE passa cada vez mais por Portugal e Espanha.

Altos níveis de transmissão da sida relacionada com o consumo de droga injectada continuam a caracterizar Portugal, segundo o relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. O documento, hoje tornado público, refere o nosso país também com uma posição de relevo no campo da "oferta" de droga, no caso, a cocaína.

As novas rotas desta substância a partir da América Latina passam pelo ocidente africano e têm como principais pontos de entrada a Espanha e Portugal. Relativamente ao nosso país, o relatório indica que o fenómeno "aumentou desde 2005", referindo mesmo os principais canais: navios de pesca vindos das costas africanas, com locais de desembarque na costa Norte portuguesa. A Galiza é outro dos destinos. Em 2006, no nosso país, foram apreendidas cerca de 34 toneladas.

A nível europeu, as drogas estimulantes, como as anfetaminas, são as mais consumidas a seguir à cannabis. Esta última parece, entretanto, estar a estabilizar ou mesmo a diminuir no seu consumo. A resina de cannabis proveniente do Norte de África tem vindo a ser substituída pela produção de cannabis herbácea em campos e quintais.

O relatório sobre o problema da droga na Europa indica que se verifica um aumento continuado do recurso à cocaína num pequeno número de países e chama a atenção para indícios de que as substâncias opiáceas sintéticas ganham terreno.

As anfetaminas, o ecstasy e outras "pastilhas de festa" constituem em alguns países o primeiro plano do consumo, depois da cannabis, enquanto que noutros países da UE esse lugar é ocupado pela cocaína. As anfetaminas e o ecstasy, associadas a ambientes de diversão nocturna, têm das prevalências mais baixas em Portugal. Mas o relatório lembra ser na Europa que se situam quase 80% dos laboratórios de anfetaminas.

Quanto ao ecstasy, em 2006 foram apreendidos 14 milhões de comprimidos. O LSD poderá estar a ressurgir. A geografia europeia da droga indica que os países do Norte e do Centro têm maior consumo de anfetaminas, enquanto os do Sul têm predominância do consumo de cocaína. Na UE morre em cada hora um jovem por overdose.

Ainda relativamente a apreensões, têm diminuído as de heroína, cuja origem está sobretudo situada no Afeganistão. Mas a produção deste país aumentou e o maior tampão à sua chegada à Europa tem sido a Turquia, com um aumento de apreensões.

As preocupações do relatório apontam também para uma nova forma de tráfico de substâncias, esse feito a partir de lojas virtuais na internet, que, "com fins aparentemente legítimos", colocam em venda mais de 200 produtos psico-activos naturais, semi-sintéticos ou sintéticos. Cogumelos são um dos produtos citados.

No retrato sobre os consumidores, são destacados ainda aspectos como a maior vulnerabilidade dos jovens que estão a cargo de instituições sociais e dos que abandonam precocemente a escola. Também os estudantes com problemas sociais, económicos ou familiares são presas fáceis do consumo. Entre os consumidores em tratamento, há níveis elevados de desempregados e sem-abrigo.

Fonte: Jornal de Notícias
Ir para o topo Ir para baixo
 
Barcos põem em Portugal droga destinada à Europa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Droga entrava em Portugal pelo "ferry"
» Agente da PSP em rede de droga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo dos jogos :: Notícias :: Notícias & Curiosidades do Mundo-
Ir para: